Autoconhecimento, qualidade de vida

Mindful Eating: Você já ouviu falar em comer consciente?

Quase sempre estamos correndo atarefados que nem percebemos sutilezas e detalhes que acontecem ao nosso redor… Um exemplo é a clássica pergunta: Você se lembra o que comeu ontem no almoço?

Às vezes, parando para pensar, não recordamos nem o que comemos hoje no almoço. Muitas das vezes, no momento em que estamos comendo nem sabemos o que está no prato.

O Mindful Eating ou Comer Consciente é um conceito que vem da prática budista do Mindfulness, ou seja, é ter total atenção e foco para o que está acontecendo no momento presente.

Falar em comer concentrado na alimentação parece impossível quando, muitas vezes, adquirimos hábitos como comer na frente da TV ou olhando para o celular; engolir a comida porque está atrasado para um compromisso e daqui a pouco sentir fome novamente. Muitas vezes, nem lembramos o gosto daquilo que foi comido… Estamos quase sempre desatentos quando o assunto são os hábitos cotidianos, como comer, escovar os dentes e até mesmo fazer algo que nos é prazeroso. Colocamos a vida no piloto automático e não damos a devida atenção ao que estamos fazendo, abrindo um leque de disfunções cognitivas como problemas na memória, atenção/concentração, foco, pensamentos acelerados e desconexos e em transtornos como a compulsão, a dismorfia corporal, estresse, ansiedade, entre outros.

O que comemos e a forma como comemos interferem diretamente na sensação de prazer e bem-estar, no modo como nos relacionamos com o nosso corpo e com os alimentos, na aceitação e consciência corporal e, principalmente no autoconhecimento. Quando falamos em Comer Consciente, estamos propondo sair do modo mecânico e focar na ação de comer.

Algumas dicas para o hábito do Mindful Eating:

  1. Conheça como trabalha seu corpo – Esteja consciente de quando está com fome; quais os alimentos contribuem para uma maior saciedade; levantar questões como: “eu realmente estou com fome ou estou ansioso, pois irei receber uma ligação importante?”.
  2. Refletir antes da primeira garfada – Não é necessário conhecer e nem praticar nenhum tipo de meditação. Mas, antes de começar a comer é importante notar seu corpo, sua postura, como está o ambiente que o cerca, se o local está confortável. É importante desacelerar o ritmo e refletir um pouco sobre o que está acontecendo no aqui e agora.
  3. Se concentre no ato de comer – Muitas vezes não estamos comendo em casa, sentados à mesa com tranquilidade. Com a correria do dia-a-dia estamos sempre comendo em restaurantes lotados ou no local de trabalho (às vezes até trabalhando enquanto comemos). Prefira se desconectar de distrações. Avalie o que pode mudar. O estresse também pode interferir na sensação de satisfação e saciedade.
  4. Comer deve ser um momento de prazer – Ninguém gosta de sexo sem prazer não é? Ninguém sente prazer em algo rápido ou mecânico, ligado no piloto automático, certo? Assim funciona com a alimentação. O ato de comer deve ser prazeroso e satisfatório. Sinta cada gosto, saboreie, mastigue devagar, preste atenção em quais os efeitos da comida depois que você come: saciedade? Mal estar? Como ficou o seu humor após a refeição? Sentiu ansiedade? Comeu com culpa?

Se você é o que você come procure saber aquilo que você anda comendo e modo como isso vem ocorrendo. Crie um relacionamento com a comida na hora das refeições e se sentirá melhor consigo mesmo. Seu corpo e sua mente agradecem!

PsicON | A Psicologia conectada com você

Autora: Bruna Gagetti

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