Psicologia, Psicologia Organizacional

Momento de Escolha Profissional

Quando se pensa em carreira e profissão, muitas vezes as pessoas confundem esses dois conceitos, o que acaba contribuindo para a dificuldade em escolher uma profissão. Por isso o primeiro passo é saber a diferença entre os dois termos:

– Profissão é a habilidade da pessoa em exercer um trabalho, ou seja, a atividade que irá realizar e para isso muitas vezes é necessária uma formação técnica e/ou universitária.

– Carreira é o caminho a ser construído, ou seja, tudo o que irá aprender e desenvolver durante a trajetória profissional. Por exemplo: Um profissional de saúde que quer construir sua carreira na área social, irá realizar diversos trabalhos em ONGs ou instituições, ao longo dos anos.

Escolher uma profissão não é fácil, pois existem diversas questões envolvidas. Alguns pensamentos que podem ocorrer nesse momento, são: “será que vou gostar?”, ou “e se mudar de ideia?”, ou até mesmo “e se for ruim?”, entre outras dúvidas que surgem na cabeça dos jovens nessa fase. Outra característica é o período de desenvolvimento que muitos estão vivendo, a adolescência, onde ocorrem diversas mudanças (tanto físicas quanto emocionais) que também interferem na escolha. Isso tudo sem esquecer de algo muito importante, que é aquele pensamento de que essa é uma escolha para o resto da vida (o que não é totalmente verdadeiro!). Por esses e outros motivos que se torna tão difícil escolher uma profissão.

Na vida estamos sempre fazendo escolhas, seja em relação a que roupa vamos usar, ou o que vamos comer, que filme vamos ver e todas essas opções podem trazer consequências positivas e negativas. E com a profissão não é diferente, além disso em muitos casos essa é a primeira grande escolha que é feita na vida da pessoa. Ela é muito importante, pois envolve diversas questões relevantes da vida do jovem, como seu futuro, sonhos e objetivos e por isso ocorre de sentir medo e insegurança nesse período. Outras situações que acontecem nesse momento, é a pouca informação que, normalmente, as pessoas têm sobre a profissão de interesse (sendo que muitos pensam apenas na carreira e não na profissão em si), a pressão da família, a dificuldade em pensar em um projeto de vida pessoal e profissional, entre outros.

Um dos erros que podem surgir nesse momento é a generalização e com isso acaba utilizando como critério de escolha ou de exclusão. Por exemplo, uma pessoa quer fazer enfermagem, mas não tem vontade de trabalhar em hospital e assim resolve escolher outro curso, porque acredita que enfermeiro só trabalha em hospital. Por isso é importante pesquisar e conhecer o máximo de informações sobre a área de interesse.

O aspecto principal nesse momento de escolha (assim como em outras situações) é o autoconhecimento, ou seja, se conhecer, saber sobre suas qualidades, habilidades, gostos e interesses, seus pontos positivos e negativos, entre outros. Se a pessoa está com dificuldade em saber quem ela realmente é e quem ela quer ser (e não o que os outros querem que seja), isso irá dificultar em conseguir decidir.

Pensar também que “o que decidiu fazer, vai ter que seguir para o resto da vida”, é algo muito negativo, pois as pessoas estão em constante mudança e nem sempre as escolhas de hoje vão ser as mesmas de amanhã. Mas isso não significa que “pode escolher de qualquer jeito” e sim que é preciso se conhecer, saber o que quer para sua vida e ir atrás de seus sonhos e objetivos, mas se durante essa trajetória ocorrer mudanças ao ponto de perceber que não é mais esse tipo de trabalho que quer fazer, não precisa continuar em algo que não é prazeroso e sim buscar novas profissões.

PsicON | A Psicologia conectada com você

Autor: Franciane Rodrigues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s