Autoconhecimento

A importância do Autoconhecimemento

Você já passou por alguma situação em que você reagiu de modo exagerado (fez uma “tempestade em um copo d’água) e depois ficou se questionando o porquê de ter ficado dessa forma? Você sabia que normalmente nesses casos a sua reação não foi devido a situação em si, mas sim por causa de algo mais interno? Muitas pessoas já passaram ou passam por situações assim e isso ocorre devido algumas crenças internas que nós temos e que muitas vezes não são conscientes. A partir do momento em que você começa a tentar entender o que o levou a agir dessa forma, a identificar seus sentimentos nesses momentos e entender o motivo pelo qual tudo isso ocorreu, você passa a ter mais conhecimento de si próprio.

Quando passa a se conhecer melhor, você também irá perceber diversas mudanças que ocorrem tanto internamente, quanto ao mundo ao seu redor, pois além de você começar a se entender melhor, também passa a ver diversas situações de outra forma e com isso tanto o modo como você se sente, quanto seus próprios comportamentos mudam. Por exemplo, uma situação que antes o deixava mais nervoso e agressivo, quando você passa a entender o motivo que causava tanto estresse, auxilia a ter uma nova percepção e reação diante da mesma situação.

 O autoconhecimento é importante para você compreender como você é em relação às pessoas, situações, entre outros. Uma forma de auxiliar nesse processo é você começar a fazer e responder algumas questões quando perceber que algo está te incomodando. Como por exemplo:

– O que você sentiu?

– Por que você acha que se sentiu assim?

– O que você gosta?

– O que você não gosta?

– Você se sente bem dessa forma?

– O que você pode fazer para melhorar?

Responder a essas perguntas auxilia na forma de você começar a entender seus pensamentos, sentimentos e comportamentos em diferentes situações, porém muitas vezes não é o suficiente. Quando você está com alguma dificuldade e não está conseguindo resolver sozinho, é indicado buscar outros meios de ajuda. Nesses casos a psicoterapia pode auxiliar nesse processo de autoconhecimento.

Para saber mais sobre o assunto, leia também: Autoconhecimento: O quanto você se conhece?

PsicON – A Psicologia conectada com você

Autor: Franciane Rodrigues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s