O ritmo de vida das pessoas, atualmente, é cada vez mais agitado, existem muitas cobranças, novidades, novas tendências, tecnologia, trabalhos, entre outros. Apesar de muitas dessas mudanças serem positivas na vida das pessoas, existem diversas consequências negativas que interferem nas áreas de vida das pessoas, como a vida familiar, por exemplo.

Na maioria das famílias ocorrem a mesma realidade, os pais trabalham fora e os filhos ficam boa parte do dia na creche e/ou escola, no final do dia, no momento em que os pais podem curtir seus filhos, nem sempre conseguem, pois muitas vezes é preciso ver algum e-mail, ou tem algum trabalho para terminar em casa, ou ainda algum serviço de casa para fazer, como comida, por exemplo. Em outros momentos pode ocorrer de os pais ficarem junto com seus filhos, mas fazendo alguma outra atividade ao mesmo tempo, como usar o celular. Essas situações apesar de serem muito comuns, acaba afetando de modo negativo o relacionamento familiar, pois o tempo passa muito rápido e o período que os pais passam com seus filhos acaba não sendo de qualidade e com isso pode ocorrer diversos prejuízos ao longo do desenvolvimento da criança.

É muito comum as pessoas pensarem que é importante ficar muito tempo com os filhos, mas nem sempre pensam na qualidade do tempo. Apesar de a quantidade do tempo ser importante, o como é aproveitado esse tempo, ou seja, a qualidade do tempo, é mais importante para a criança. Em uma família que o tempo que os pais curtem os filhos é curto, mas com muita qualidade, vai trazer mais benefícios ao longo da vida dessa criança, do que uma família que passam muito tempo com seus filhos, porém com pouca ou nenhuma qualidade.

Por conta de os pais não passarem o tempo que gostariam com seus filhos, é comum muitos se sentirem culpados e com isso pode acontecer de começar a dar diversos brinquedos ou levar a vários passeios, como forma de diminuir esse sentimento. Não que seja ruim dar brinquedos ou passear, mas é importante aproveitar esses momentos para ficar junto com seus filhos, brincar, curtir o máximo possível. Outra situação que pode acontecer é de os pais terem dificuldades de dar limites para as crianças ou exagerando, nesses casos é importante ter um equilíbrio entre os dois lados.

photo-1475178278683-8c225ae5ec3e
Mais importante do que ter tempo para brincar com os filhos é participar ativamente das brincadeiras das crianças. 

Quando o tempo com os filhos não é de qualidade, pode trazer alguns prejuízos na vida das crianças, como aumento de ansiedade, insegurança, dificuldades no desempenho escolar, dificuldades no relacionamento familiar, entre outros. Por isso é importante aproveitar cada momento com seus pequenos, pois o tempo passa muito rápido. Algumas atividades de qualidade que os pais podem fazer com seus filhos, são:

– Conversar: Veja como foi o dia da criança, o que ela fez, o que foi bom.

– Acordo: Nem sempre podemos parar o que estamos fazendo para ficar junto dos filhos, nesse caso faça acordo com as crianças, por exemplo se você estiver no computador e seu filho (a) quer brincar, explique que você não pode agora, mas quando terminar vão brincar. Mas lembre-se de sempre prometer algo que possa cumprir, pois caso contrário a criança pode não acreditar mais no que você fala.

– Serviços de casa: Muitas crianças adoram ajudar seus pais no trabalho de casa, aproveitem esse momento em algo de qualidade e sempre elogiando a criança.

– Brincadeiras: Na hora da criança brincar utilize jogos que possam brincar juntos.

– Entre no mesmo mundo: Fale a mesma linguagem que seus filhos.

Aproveitem cada momento que vocês passam com seus filhos (as), para que eles possam se sentir amados!

PsicON – A Psicologia conectada com você
Autor: Franciane Rodrigues

 

Anúncios