Saúde Emocional

Doenças Crônicas e Aspectos Emocionais

As doenças crônicas têm como característica o longo período que acompanham o indivíduo, pois a maioria não tem cura e tem os períodos que estão mais fortes e momentos em que estão mais estabilizadas, com isso causa prejuízos no bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Dependendo do tipo da doença, é comum a pessoa ter que mudar alguns hábitos e se adaptar a uma nova rotina, principalmente em momentos de crise, devido a isso é comum surgir algumas emoções que podem interferir ainda mais na qualidade de vida, como estresse, por exemplo.

O nosso organismo busca sempre manter o equilíbrio e quando não estamos bem emocionalmente, pode acontecer de afetar alguma parte mais “sensível” do corpo, no caso de pessoas com doenças crônicas, pode ocorrer e/ou aumentar a crise, por exemplo, pessoas com dor crônica podem começar a sentir mais dor. Em nosso dia a dia é comum ter momentos que estamos bem e outros não, por isso é importante conhecer e saber lidar com nossas emoções. No caso de pessoas com doenças crônicas, elas passam por diversas situações difíceis, pois além da adaptação de uma nova rotina, muitas vezes elas precisam:

– Parar de fazer atividades que gostam ou mudar a alimentação;

– Pode ocorrer perda de papeis sociais, pois em alguns casos a pessoa precisa parar de trabalhar, de cuidar da família (como cuidava antes), não consegue mais se ver como uma pessoa saudável, entre outros;

– Pode ocorrer dificuldade no relacionamento familiar, pois muitas vezes é preciso mudar a rotina dos membros da família, além do sofrimento que ocorre em todos os envolvidos;

– Pode ocorrer incômodo e dores no corpo devido a doença.

Todas essas situações podem causar efeito negativo nas emoções, ou seja, as pessoas passam a ter sentimentos como tristeza, raiva, ansiedade, culpa, entre outros. É comum ocorrer essas emoções nesse momento, mas é preciso ter cuidado para não prejudicar ainda mais as pessoas, pois se há dificuldade em lidar com as mesmas pode aumentar os momentos de crise. Por isso é indicado um tratamento multidisciplinar, com médicos, psicólogos, nutricionistas, etc., pois além do físico também é importante cuidar dos aspectos emocionais.

PsicON – A Psicologia conectada com você

Autor: Franciane Rodrigues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s