Hoje vou contar uma bela história real: Era uma vez uma linda princesa, que vivia feliz e solitária em um reino distante… Passou por algumas dificuldades, mas conseguiu superar todas… Conheceu um príncipe encantado e viveram felizes para sempre!

Mas espera um pouco, tem algo estranho nessa história. Quem disse que na vida real, quando as pessoas encontram alguém que gosta e inicia um relacionamento, elas vivem felizes para sempre?

Muitas vezes temos certas crenças de que a pessoa que namoramos é para casar e viver para o resto da vida, mas nem sempre isso acontece. É comum no início de um relacionamento, ser tudo muito lindo, muito novo, a paixão está em alta, o (a) companheiro (a) quase não tem defeito, mas com o passar dos meses e até anos, muita coisa muda.

Nós sempre estamos mudando, desde gostos musicais, até emoções em relação à outra pessoa. Muitas vezes, os aspectos positivos que sempre enxergávamos no parceiro (a) antes, não são os mesmos que vemos agora. Não é fácil ter um relacionamento com alguém, pois são duas pessoas diferentes, que foram criadas de modo diferentes e precisam aprender a conviver juntos e com uma nova rotina.

Se no namoro já é assim, no casamento a história não muda, tem os altos e baixos, mas ocorre de uma forma mais intensa, pois existem também questões financeiras, casa, filhos, entre outros. Existem momentos em que o casal passa por algumas crises muito sérias, começando a surgir dúvidas se ainda há amor, se é melhor separar, se vai melhorar a situação. Se o casal está passando por dificuldades, mas opta por tentar melhorar a situação, algo que pode ajudar nesse momento é a terapia de casal.

5.1. Terapia de Casal
A base de um relacionamento sólido e o enfrentamento de problemas é construída a partir do diálogo e da compreensão dos sentimentos do parceiro frente à determinada situação. Um psicólogo poderá auxiliar nestas questões.

A terapia de casal é um trabalho realizado por um psicólogo, onde a proposta é auxiliar na construção de novas perspectivas para um relacionamento ou encontrar novos caminhos para o casal. É realizado com ambos, e em alguns momentos em sessões individuais, onde se abordam questões sobre a relação, dificuldades, emoções e tem duração de, aproximadamente, 3 meses. Os principais motivos que ocorre a busca por esse serviço são: brigas constantes, traição, dificuldade em conversar (ou não conseguir conversar), dúvidas em relação às emoções, entre outros.

Ao final, quando o casal consegue ter uma nova visão sobre a relação, eles ficam mais motivados a buscar o que é melhor para eles, sendo que pode ser continuar com o relacionamento de uma forma diferente, ou até mesmo a separação.

PsicON – A Psicologia conectada com você

Autor: Franciane Rodrigues

Anúncios