A qualidade de vida está relacionada com o bem-estar físico, emocional, social, entre outros. Tem relação com o modo como a pessoa escolhe para ter uma vida saudável.

Como anda sua Qualidade de Vida atualmente?

Você já reparou como o tempo passa rápido? Quando vê já é final de semana, começo do próximo mês, final de ano, os filhos cresceram, ocorreram diversas mudanças em sua vida e você nem percebeu! Isso ocorre porque atualmente estamos em contato com muita informação em pouco tempo, é celular, televisão, computador, trabalho, casa… são muitas atividades para administrar em pouco tempo e muitas vezes não conseguimos dar conta de tudo em um dia.

Além da correria, outra situação que ocorrem é que, no dia a dia passamos por diferentes tipos de situações, por exemplo: estresse, trânsito, cobranças, crises, dificuldades no relacionamento e com isso acabamos vivendo no piloto automático, ou seja, não prestamos atenção no agora, fazemos nossas atividades diárias sempre pensando no que vamos fazer depois. Devido a essas e outras situações as pessoas acabam não dando uma maior atenção em sua qualidade de vida.

Atualmente é muito comum pessoas sofrerem com crises de ansiedade, estresse ou depressão, e um dos motivos que isso ocorre é por causa da dificuldade em lidar com diversas características da realidade atual. Por isso é importante ter uma atenção especial e cuidados com sua qualidade de vida, para ajudar a conseguir dar conta de todas suas atividades, sem prejudicar sua saúde física e emocional.

meditation-buddha-yin-and-yang-buddhism-zen-chan
Algumas técnicas auxiliam na melhora da qualidade de vida, como técnicas de meditação e relaxamento.

Algumas dicas para auxiliar em uma melhor Qualidade de Vida são:

  1. Respirar fundo;
  2.  Ter momentos para relaxar e esquecer os problemas;
  3. Ter momentos de lazer (sair ou ficar com a família e amigos, ver um filme);
  4. Comer devagar;
  5.  Praticar exercícios físicos;
  6. Fazer uma tarefa de cada vez;
  7. Fazer psicoterapia, para auxiliar no autoconhecimento e qualidade de vida;
  8.  Viver o agora.

PsicON – A Psicologia conectada com você

Autor: Franciane Rodrigues

Anúncios